Introdução

 

O Hospital Amaral Carvalho teve seu início em 1915, por iniciativa de Domingos Pereira de Carvalho e Anna Marcelina de Carvalho que doaram o terreno e uma quantia em dinheiro para a construção da “Maternidade do Jahu”.

Em 1954 houve ampliação das atividades da Maternidade, que passa a ser também um hospital geral, com nova denominação: Maternidade de Jahu e Hospital Dr. Amaral Carvalho. Posteriormente, em 1970 o Hospital e Maternidade Amaral Carvalho se transforma na primeira entidade hospitalar do interior do Estado de São Paulo especializada em câncer.
A atual denominação de Hospital Amaral Carvalho (HAC) veio a ocorrer em 1975 sendo consolidada a atuação em tratamento de pacientes com câncer. Para citar um exemplo do reconhecimento da atuação do Hospital Amaral Carvalho, em 2015 o Serviço de Transplante de Medula Óssea é premiado por ter sido o centro que mais realizou o procedimento no País, em 2014.
O HAC tem por missão ‘Promover a saúde e bem-estar e o conhecimento’, tendo como visão ‘Ser referência internacional no terceiro setor pela geração e aplicação do conhecimento na saúde, na gestão e na autosustentabilidade’. Os valores adotados são ‘Qualidade no trabalho integrado, Humanização, Competência, Ética, Integridade e Transparência’. O número de municípios já atendidos pelo hospital é de 987, sendo 485 do Estado de São Paulo e 502 de outros estados.

 

Justificativa

 

Desde fevereiro de 2003, o Espaço Cultural Amaral Carvalho (Ecac) realiza atividades e interage com pacientes e acompanhantes do Hospital Amaral Carvalho, através da Fundação Amaral Carvalho e apoio de colaboradores, voluntários e Ligas de Combate ao Câncer da Federação Brasileira de Entidades de Combate ao Câncer (Febec).

Entre as atividades que o Ecac desenvolve estão: ‘Atividades esportivas e culturais, incluindo a preservação da memória, educação, lazer e convivência. Além de integrar a Fundação Amaral Carvalho com a comunidade em geral’.

A primeira interação do Hospital Amaral Carvalho com a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Jaú “Hélio de Moraes” foi em setembro de 2017, quando da realização do IV Encontro DNA – Desenvolvendo Nosso Agronegócio na UPD Jaú para comemoração dos 80 anos de pesquisa na Unidade. Foi uma oportunidade de conhecimento mútuo e de descoberta de objetivos em comum como atender a comunidade, socializar o conhecimento, promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas.

            Em aproximação com o Ecac foi possível conhecer os projetos desenvolvidos com pacientes e a importância que têm nas vidas daqueles que estão em tratamento. Assim, Gabriela Aferri, pesquisadora IAC, e Rachel Cesarino de Moraes Navarro, coordenadora Ecac, desenvolveram a ideia que propõe uma ação integrada entre a Fundação Amaral Carvalho e a UDP Jaú “Hélio de Moraes” para difusão de conhecimento técnico científico junto à comunidade.

 

Objetivo geral

 

Colaborar com o Ecac da Fundação Amaral Carvalho por meio da promoção de experiências positivas aos pacientes em atendimento no Hospital Amaral Carvalho realizando visitas técnicas à UPD Jaú do IAC com vistas à divulgação do trabalho científico da SAA, promoção das tecnologias de processamento artesanal de cana-de-açúcar, inovação de plantio com novas cultivares e MPB.

Ação

 

            A UPD Jaú recebe e propõe treinamento das 12h30min às 16h30min, todas as últimas quintas-feiras do mês, para um grupo de até 12 pessoas que tenham interesse.

            O transporte dos pacientes é realizado pelo Ecac, que disponibiliza também um acompanhante devidamente treinado para conduzir o grupo em atividades externas.

            A Fundag é parceira dessa ideia fornecendo subsídios para a realização da recepção das pessoas e do treinamento daquelas que queiram se qualificar.

 

Coordenadoras: Gabriela Aferri; Rachel Cesarino de Moraes Navarro

Equipe: Valmira Celina de Souza Cruzeiro, Joice Firmino, João Paulo Nascimento, Fábio José Silvério, Letícia Morais Mendes Silva

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *